sábado, 3 de setembro de 2011

Cinema Mudo

Desde o início do cinema, inventores e produtores tentaram sincronizar imagem e som, mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos, acompanhados muitas vezes de música ao vivo, efeitos especiais, narração ou diálogos escritos entre cenas.
Charlie Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo. Um paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco, uma bengala e um pequeno bigode, era a caracterização de seu personagem mais famoso, O Vagabundo.
Tenho Chaplin como um dos maiores gênios do cinema. Meu filme favorito é O Garoto, que conta com um roteiro sensacional, envolvendo comédia e drama na medida certa. Divertido e emocionante do início ao fim.

No Brasil, em 1983, Os Paralamas do Sucesso lançavam seu primeiro disco: Cinema Mudo.
Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone começavam a se destacar na cena musical brasileira. Algumas músicas do álbum ainda são hits nos shows da banda, como "Vital e sua moto". Um disco divertido e contagiante da primeira à última faixa.

"Amor sem palavras, cinema mudo. Não falo nada, você sabe tudo". A letra de Herbert talvez possa descrever os tempos de Chaplin. E o que descreve o cinema atual? Ação, tridimensão, alta definição, tudo muito bom, porém algo se perdeu pelo caminho. Sem generalizar, mas ultimamente muitos cineastas estão preocupados apenas com o visual de seus filmes, e acabam deixando de lado o conteúdo, a emoção, o sentimento, a expressão e a comunicação.
O cinema contemporâneo está se tornando cada vez mais vazio, está se tornando um verdadeiro "cinema oco".

5 comentários:

  1. Nossa eu amo Chaplin. Concordo com você, o cinema está se tornando cada vez mais vazio. Paralamas *__*

    ResponderExcluir
  2. "E o que descreve o cinema atual? Ação, tridimensão, alta definição, tudo muito bom, porém algo se perdeu pelo caminho. Sem generalizar, mas ultimamente muitos cineastas estão preocupados apenas com o visual de seus filmes, e acabam deixando de lado o conteúdo, a emoção, o sentimento, a expressão e a comunicação."

    Concordo plenamente. O "cinema mudo" deixa o cinema atual no chinelo.

    Muito bom o post, Bruno. Viva o genial Charlie Chaplin!



    Clau

    ResponderExcluir
  3. Apesar de toda a tecnologia que o cinema contemporâneo possui, não chega aos pés do expressionismo do cinema mudo. Chaplin é demais. Adorei Bruno!:D

    ResponderExcluir
  4. Sim, Bruno. Hoje, filme bom é filme campeão de bilheteria, filme comercial, bem ao estilo " mostro o que querem ver, não o que os faz pensar, questionar ou simplesmente sonhar, como fazia Chaplin". Como canta Rita Lee "...mas de repente, o filme pifou, a turma toda logo vaiou, acenderam as luzes, CRUZES... que flagra, que flagra..."
    Bjo da tia Glauce, Bruno!

    ResponderExcluir