quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rock in Rio


Daqui a algumas horas, começa um dos maiores festivais de música do planeta: o Rock in Rio. Essa é a quarta edição brasileira do festival, e traz grandes nomes da música nacional e internacional.

O Rock in Rio tem sido muito criticado por escalar artistas "avessos ao rock". Acho isso besteira, o Rock in Rio sempre foi um festival de música em geral. Na primeira edição, em 85, tocaram: Ivan Lins, Gilberto Gil, Eduardo Dusek...; na segunda edição, em 91: Moraes Moreira com Pepeu Gomes, Lobão (que se apresentou acompanhado de uma bateria de escola de samba e foi atacado por copos e garrafas)... na terceira, em 2001: Pato Fu, Sandy & Junior, Britney Spears, Carlinhos Brown (que também recebeu garrafadas, na minha opinião, por desorganização do Rock in Rio que o colocou pra cantar no mesmo dia do Oasis e Guns N' Roses). Agora, diante do line up, os mais "rejeitados" pelos roqueiros são: Cláudia Leitte e Ivete Sangalo, as "rainhas do axé". A Cidade do Rock oferece também muita diversão, como montanha russa, roda gigante, bares e lanchonetes, espaço com música eletrônica, Rock Street (rua inspirada em Nova Orleans com diversas apresentações), e muito mais. Então se não tá afim de ver algum show, não atire objetos, vá se divertir pela Cidade do Rock.

Palco Mundo: A abertura - que já estou ansiosíssimo pra assistir (pela tv, infelizmente) - será mais um encontro entre as melhores bandas do Brasil: Paralamas do Sucesso e Titãs, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Quem também participa da estreia do Palco Mundo é Maria Gadú (cantando "Lourinha Bombril" com Titãs e Paralamas) e Milton Nascimento (fazendo dueto com Freddie Mercury pelo telão em "Love of my Life"). Repito: Estou ansiosíssimo pra ver isso.
Outros shows que irão acontecer no mesmo palco, e que não perderei por nada, são: Red Hot Chili Peppers (24), Motorhead, Metallica (25), Stevie Wonder (29), e... (?) esse vou deixar pro final.

Palco Sunset: Acredito que haverá muita coisa boa nesse palco. Misturas épicas, encontros inusitados e experiências únicas. Me chamam a atenção: Ed Mota+Rui Veloso+Andreas Kisser _ Sandra de Sá+Bebel Gilberto _ Tulipa Ruiz+Nação Zumbi _ Mike Patton/Mondo Cane+Orquestra de Heliópolis _ Erasmo Carlos+Arnaldo Antunes _ Mutantes+Tom Zé _ e ... (?) esse vou deixar pro final.

Pensando bem, vou logo pro "final".
Eu não poderia perder a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro assistir as minhas bandas favoritas tocando no mesmo dia, o último dia, 02 de outubro. Os Titãs tocam com a banda portuguesa Xutos & Pontapés no palco Sunset. Sim, Titãs, minha banda favorita. No palco Mundo, o Guns n' Roses fecha o Rock in Rio 2011. Yes, Guns n' Roses, my favorite band. O GN'R que é alvo de duras críticas atualmente. Comentários do tipo: "Ah, o Guns já era depois que o Slash saiu", ou, "Axl não canta mais nada, é apenas uma sombra do que foi". Mesmo Axl sem a voz de 20 anos atrás e uma formação de músicos "desconhecidos", o Guns continua sendo my favorite band. Os músicos "desconhecidos" são músicos excelentes, e Axl Rose, "velho e desafinado", como dizem, coloca muitos rockstars da nova geração no chinelo. O mesmo vale para os Titãs, que volta e meia são mencionados por ignorantes críticos musicais, como "a banda que se vendeu". E também não fogem dos comentários de que a banda é a própria sombra, ou que Nando/Arnaldo saíram e agora a banda não presta.
Se o Guns e os Titãs são as "sombras do passado", eu afirmo: essas sombras são do caralho!


Então preparem-se. Soltem os cintos, o Rock in Rio vai começar!!!!


6 comentários:

  1. Rock in Rio sem GUNS nao é Rock in Rio!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!Bom,eu terei que assistir todos os dias das apresentações aqui em casa,fazer o que,né?Mas confesso estar ansiosa para ver o Axl Roses "em ação".Viva o Rock N' Roll de verdade!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você sobre essa coisa de criticar por não ser totalmente Rock, mas sei lá, então desde o começo deveria ter feito juz ao nome né? AUHUHAUHAUHA Mas tudo bem AHUUHAUHA. Er... Depois que o evento passar, a galera para de reclamar ;P

    ResponderExcluir
  4. O Rock in Rio é bom pelo fato de juntar mta banda num evento só, porém essa mistura obviamente não agrada a todos. Eu sou parte desse grupo que critica mistura de rock com axé, principalmente. Acredito que as bandas deveriam se conectar de alguma forma com o nome do evento, porém sou leiga sobre a história do evento então minha opinião é só uma opinião sem embasamento ou fortes argumentos. :P
    Mas de qualquer forma irei assistir ao evento de um lugar VIP, meu sofá, com umas bem gelada de companhia. :P

    E vou tentar assistir a abertura. Titãs e Paralamas é imperdível. ;)

    ResponderExcluir
  5. Olhe, lendo esse seu post me deu mais vontade ainda de ir. O RiR é incrível pelo mundo que é formado. Todo mundo num lugar só com o mesmo propósito: curtir os shows, se divertir e ouvir um bom e velho rock.
    Queria muito ir :/

    ResponderExcluir
  6. palco mundo esse ano não me agradou muito... mas não tem como negar que esse rock in rio vai ser foda.

    ResponderExcluir