terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Brunocos entrevista: Jack Endino


Produtor musical de Seattle (EUA) fortemente associado com a cena grunge. Produziu álbuns de bandas como Mudhoney e Soundgarden. Famoso por produzir o primeiro álbum do Nirvana, Bleach, lançado em 1989. Produziu também o álbum Skunkworks do trabalho solo do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson. Entrou para o hall brasileiro ao assinar a produção do disco Titanomaquia, dos Titãs, em 1993.
Ladies and gentlemen, with you: Jack Endino!


Jack, quando você começou a se interessar por música?

Muito jovem, aos 12 anos.

O que o levou a trabalhar como produtor musical?
Quando criança, eu sempre ouvia música para "desmontá-la" com os meus ouvidos. Eu vi que o produtor tinha muita entrada sobre o som do disco. Parecia um trabalho muito importante. Eu queria fazer.

Você produziu 'Bleach', o primeiro álbum do Nirvana. Como conheceu os garotos?
Eram apenas alguns rapazes que surgiram e queriam fazer um registro...

E como foi a produção desse álbum?
Muito rápido!

Você é adorado por muitos fãs dos Titãs. Produziu grandes álbuns da banda. Como começou e como é sua relação com os Titãs?
O Tony (Bellotto) me ligou em 1993. Ele estava ouvindo um monte de discos que eu estava fazendo em Seattle para o selo Sub Pop. Ele me explicou que os Titãs queria fazer um "disco de rock" de verdade, mas não havia produtores de discos no Brasil que poderia entender o que a banda queria fazer. Eu vim para o Brasil e fizemos o Titanomaquia. Eventualmente, eu fiz mais quatro registros para a banda: Domingo (95), As Dez Mais (99), A Melhor Banda...(2001), e o MTV ao vivo de Floripa (2005). Além disso, fiz duas gravações com o Nando (Reis). Às vezes falo com o Tony e Sérgio (Britto), Charles (Gavin) também, e claro, Nando.


Você gosta de música brasileira? Acompanha o que acontece no Brasil?
Sim, eu gosto, mas não ouço muito nos EUA.


Tem algum projeto em andamento?
The Walking Papers! O baterista é Barrett Martin e o baixista é Duff McKagan (ex Guns N' Roses). Eles são muito, muito bons!

Interessante! Pode falar mais sobre esse trabalho?
É Barrett Martin na bateria, Jefferson Angell nos vocais e guitarra (ele estava em uma banda daqui há alguns anos, chamada "Post-Stardom Depression"), Duff McKagan no baixo, e um camarada chamado Benjamin Anderson nos teclados. Eles lançaram um álbum agora, chamado "Walking Pappers". Eu mixei! E já estamos trabalhando no próximo disco.

Ao longo da sua carreira, qual foi o trabalho mais difícil?

Oh, esta é uma pergunta difícil. Eu poderia citar alguns, mas são bandas que você nunca ouviu falar.

E quais foram os trabalhos que você mais gostou de fazer?
Mark Lanegan; Bruce Dickinson; Teraphy?; Choque Kultur; Titãs e Nando Reis, claro; Nirvana; Mudhoney; High On Fire... É uma pergunta difícil, eu fiz mais de 400 gravações!


Pra fechar... "Para o Jack Endino, a vida é... ?"
The life is good!



5 comentários:

  1. Muito legal essa entrevista com o Senhor Endino rs. Sou muito fã dele e estou terminando minha facul de Produção Musical. Um dia espero ser tão profissional e inteligente como ele. Curti muito seu blog.
    Suce$$o e Paz!
    Lucy Penny =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou fã do Jack rsrs. Valeu, Lucy! Sucesso pra vc!

      Excluir
  2. Só "estragou" a matéria com música de Kurt Cobain produzida por Jack Endino em "bleach", porque o cara não gosta de falar sobre isso. Então seria o mesmo que sacaneá-lo, não acham???

    E já reparei que hoje o Jack Endino curte som "a la" música de bar de motoqueiro americano, sabem? Nada melhor do que o baixo do Duff, então.

    Só não entendi porque o Nando Reis quis que ele produzisse aquele novo disco dele...e não entendi porque ele aceitou produzi-lo. Bem que vcs poderiam ter perguntado (em vão), né?
    Queria vê-lo no show do Nando com parceria com o carlinhos brown que teve dia desses. De-lhe drinks no cara pra aguentar. Queria só ver! uhauahahauiahau
    Mas quem somos nós, não? ELE é o JACK ENDINO, the godfather, o fodão. Nós somos nada, não entendemos bulhufas sobre música!!!!


    Bjs pra vocês, rapazes.
    Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,
      Escolhi a música do "Bleach" pro final da entrevista pq gosto muito do disco, e, querendo ou não, o Endino sempre será relacionado a esse trabalho.
      Obrigado pelas críticas e sugestões.
      Abs

      Excluir
  3. (meu e-mail é marcilava@yahoo.com.br)
    Assinado--- Márcia, do comentário das 09:13.

    ResponderExcluir