sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Brunocos entrevista: Sérgio Britto

foto: Silmara Ciuffa (Divulgação)

Compositor, vocalista, tecladista e também baixista dos Titãs, Sérgio Britto acaba de lançar seu quarto disco solo, intitulado PURABOSSANOVA. O disco, produzido por Emerson Villani e Guilherme Gê, conta com 12 faixas e participações especiais de Rita Lee, Alaíde Costa, Marcela Mangabeira, Luiz Melodia, Roberta Sá, a cantora argentina Eugênia Brusa, além do violonista uruguaio Toto Mendez.
Na entrevista, Britto fala sobre o novo trabalho, as parcerias, os shows, e os próximos passos dos Titãs. Confira!


Você tá lançando o seu novo disco solo, chamado PURABOSSANOVA. Ouvindo o disco entende-se o título, mas o que o levou batizá-lo com esse nome?
O título e capa, a meu ver, devem representar a música que está no disco. Foi esse o pensamento. Essa "PURABOSSANOVA" do título do disco não é "pura". É a minha Bossa Nova, a minha maneira de fazer Bossa Nova.


Achei bem interessante a capa do disco. Qual é o conceito?
Para mim parece uma pintura abstrata, um jogo de cores e formas. Fora isso, sugere o ambiente de praia e sol com tons mais leves. São as cores que representam o Brasil, só que esmaecidas.

Capa do disco 

Rita Lee é a convidada na faixa-título e participa também do videoclipe da música. Como rolou esse convite? Você já tinha o desejo de gravar com ela? 
Fiz o convite pela internet, através do Roberto de Carvalho, que é meu amigo no facebook. Os Titãs já tinham gravado com a Rita Lee no Acústico dela, e ela também tinha participado do nosso. Minha admiração por ela é irrestrita, não imaginei que ela fosse aceitar o convite, até por que ela anda meio reclusa. Mas não conseguia imaginar ninguém mais adequado que ela pra dividir os vocais dessa canção comigo. Fiquei muito feliz com o resultado.


Além da Rita, o disco conta com outras participações especiais, como Alaíde Costa e Luiz Melodia. Qual é a importância dessas participações e como define essas parcerias?
Sempre penso em dois aspectos quando faço os convites. Um puramente musical e outro afetivo. Quando imagino os arranjos, as vozes e interpretações também fazem parte desse processo. Sempre procuro participações que musicalmente acrescentem ao arranjo. Obviamente convido pessoas que admiro e gosto. Há também um um "efeito colateral" muito bem vindo, dessa maneira consigo despertar a atenção para o meu trabalho de pessoas que não fazem parte do meu público, que ainda é basicamente o dos Titãs.

As composições são todas recentes ou você aproveitou alguma antiga?
São todas recentes.

Sérgio Britto e Rita Lee

Você está fazendo alguns shows de lançamento do disco. Pretende circular esse show pelo Brasil?
Gostaria muito de percorrer o Brasil com esse show, mas não será fácil. O problema é o de sempre: custos e a agenda dos Titãs.

O que esperar no repertório desse show?
É uma mistura do PURABOSSANOVA e do SP55 (disco anterior). Toco também algumas composições minhas que fazem parte do repertório dos Titãs, tais como Go Back, Epitáfio, Nem 5 minutos guardados e Diversão. De quebra fazemos um arranjo de Garota de Ipanema que gosto muito.

Vamos falar um pouco de Titãs. Vocês estão com um show focado em canções inéditas. Fale um pouco sobre esse show.
Tocamos 10 músicas inéditas que talvez venham a fazer parte do disco que vamos gravar no começo de 2014.

Como você sente o público recebendo essas músicas “desconhecidas”??
Com curiosidade e atenção.

Sobre a produção do novo disco da banda, pode adiantar algo? Já estão trabalhando nele? Tem previsão de lançamento?
Estamos trabalhando há um bom tempo, mas ainda falta coisa… Nada é definitivo até a hora da gravação.

Para o Sérgio Britto, a vida é... (?)
Uma festa! Rs… Ou, melhor dizendo, às vezes até parece uma.



Um comentário: